domingo, 23 de junho de 2013

CARÁCTER, GÉNIO E COSTUMES DOS PORTUENSES - I

3.2 - Carácter, génio e costumes dos portuenses


PROFISSÕES


Alexandre Herculano em “Cenas de um ano da minha vida” escreveu: 
“Entre as cidades do Minho, pertence a primazia ao Porto, não só pela superioridade da sua população, mas por muitas outras circunstâncias que a tornam talvez a mais notável do nosso Portugal. Berço da monarquia lhe podemos chamar; porque dela Portugal tira o nome, e parece que aí, como fonte da existência nacional, se tem conservado perene a seve e vigor do carácter português. Independência de ânimo, valor militar em subido grau, espírito dado às navegações e ao comércio, enfim, os principais dotes dos nosso avós são ainda hoje as feições características do povo portuense.” Alexandre Herculano, alguém muito exigente, sabe a que se refere, pois viveu no Porto. 
Em 1759, o inglês James Murphy diz que: “… cheios de deferências para com os estrangeiros, são muito polidos entre eles. Esta delicadeza tem mesmo lugar por parte da classe mais rica em relação à mais modesta”. 




Freguesia da Sé - 1780/1785 – Estudo de Cândido dos Santos – Não incluímos os profissionais das outras freguesias pois seria demasiado enfadonho. Porém, com esta amostragem ficamos a saber a variedade de profissões que havia no Porto.


Rua de Sá da Bandeira

O portuense, já há muitos séculos, se dedica ao “comércio de porta aberta”. Em muitas das ruas do Porto se vendiam, pelo menos até meados do séc. XX, todos os tipos de artigos. 


Muitas delas vendiam produtos ali mesmo fabricados, diante do público, tais como os caldeireiros, na Rua do mesmo nome.Outros tinham a família a trabalhar nos andares superiores e vendiam-nos na loja. 



Rua da Ferraria de Baixo, hoje do Comércio do Porto


idem

Havia ruas em que predominavam as lojas dos mesmos produtos. Em várias delas o seu nome era definido pela profissão dominante, tais como a Rua da Ferraria de Cima (hoje dos Caldeireiros), …de Baixo (hoje do Comércio do Porto), Rua da Baínharia, Rua dos Pelames, etc… Um exemplo anterior ao séc. XVII foi a Rua da Ourivesaria onde se concentravam os artesãos e comerciantes de ouro.


Ourivesaria Aliança

Horácio Marçal informa-nos que “ muitos anos antes de desaparecer a antiga Rua da Ourivesaria, já os comerciantes e industriais do artigo que lhe deu o nome, tinham transferido, pouco a pouco, as suas loja e oficinas para a Rua das Flores por ser local mais adequado ao ramo de negócio que exploravam”. Também os tanoeiros, que incomodavam os vizinhos com o seu barulho, viram ser-lhes oferecido pela câmara, em 1515, um bairro próprio que se chamou da Tanoaria. 


Outras mais tardias mantinham as lojas de especialidade, embora não tomassem o nome dos produtos, tal como a Rua do Almada, onde se concentravam as lojas de ferragens.


à Noiva - quatro frontarias através dos tempos  


Uma das casas mais requintadas do Porto no séc. XX. Do nosso grande amigo Augusto Basto, depois do seu filho Rui, expunha as mais belas louças e cristais do Porto.


Mercearia fina e bem sortida.


Casa Cerdeira – atendimento personalizado



idem - interior


Cleriporto – azulejo com tema do Douro


idem - clarabóia



Rua das Flores


Nas ruas das Flores e de Mouzinho da Silveira houve muitas lojas, em grande parte de venda por junto e ao público, de tecidos, vestuário, malhas e miudezas.


Livraria Académica


Livraria Latina



Livraria Chaminé da Mota – interior – blog Retratos de Viagens 


idem - caixa de música


idem - caixa de música - séc. XIX

2 comentários:

  1. ola boa noite...poderia informar-me onde ficava situada a mercearia ideal,da qual tem uma belissima foto???muitos parabens pelo blog,continue. o meu email e andrecosta89@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, amigo Rui Cunha!
    Minha mãe foi proprietária da livraria / alfarrabista "Mercado Livreiro", na esquina da Praça Guilherme Gomes Fernandes (Santa Teresa) com o Largo Moinho de Vento, onde hoje se encontra um ervanário.
    Tendo meu pai ali falecido sùbitamente, a 29 de Maio de 1961, a livraria, que já se encontrava em processo de trespasse, encerrou definitivamente nessa data.
    Abraço tripeiro!
    Alberto Guimarães

    ResponderEliminar