quinta-feira, 5 de junho de 2014

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO PORTO - IV

3.11.4 - Santa Casa da Misericórdia do Porto - IV


Ilha do Bairro da Maceda – Campanhã - 1974

No Porto existiam muitos locais insalubres, sobretudo nas “ilhas” das zonas industriais. Certas doenças, como a tuberculose, eram comuns.


Em 1899 o Porto sofreu uma epidemia de Peste Bubónica que o eminente médico Dr Ricardo Jorge tentou combater impondo regras de higiene, evacuação e desinfecção de zonas afectadas. Porém, o povo da cidade enfureceu-se contra elas o que o levou, desgostoso, a abandonar a cidade sendo nomeado Inspector Geral de Saúde e professor da Escola Médica em Lisboa. Sobre este facto trataremos com mais pormenor em local próprio.


Bombeiros e higienistas em descanso durante uma desinfecção de casas – Photo Guedes – 1899


Intervenção sanitária – foto Aurélio Paz dos Reis - 1899


Enfermeiras - 1917


Serra de Amputação (1600): A maioria dos cirurgiões se preocupava em decorar suas serras, mas não pensavam que os sulcos eram um lugar ideal para os germes construírem suas casinhas.


Kit de cirurgião - séc. XIX


Cadeira de Parto - séc. XVIII e XIX



Caixa de boticário


Remédio para a tosse muito usado no séc. XX - durante o cortejo da Queima das Fitas, os estudantes de medicina, faziam publicidade a este eficiente medicamento enchendo os frascos com tintól.


Quem se não recorda dos rebuçados para a tosse Lencart?
Pois, a verdade, é que o hipotético Mr. Lencart, “prestigioso farmacêutico parisiense”, não era senão o inteligente Sr. Álvaro Salgado, dono da Farmácia Central, no nº. 203, e que LENCART era um anagrama de CENTRAL. A verdade é que deve ter vendido milhares e milhares de caixas de rebuçados, um creme para todas as ocasiões. 


Era horrível!!!



Alguns remédios que muitos de nós ainda usou...


Em 1918 declarou-se em muitos países, desde os USA à Europa, a chamada gripe espanhola, também chamada pneumónica, que parece ter morto entre 20 a 40 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 60.000 os portugueses falecidos. O Porto foi muito atingido, sobretudo as zonas mais pobres. Recordámo-nos do pavor com que nossos pais e avós falavam desta epidemia. Hoje supõe-se ter sido provocada pelo vírus AH1N1. Terá começado nos USA em Março e chegado à Europa em Abril, trazido pelos soldados que vinham para a I Guerra Mundial. Chegou a Portugal em Maio.


Esta interessante lista mostra que nessa época as principais causas de morte foram a tuberculose (87), a diarreia e enterite antes dos dois anos (108) e após esta idade (47). Várias doenças estão agora erradicadas e outras aumentaram significativamente as percentagens de mortes.


Escola médica desde 1883, erigida na cerca do Convento dos Carmelitas, quartel da Guarda Municipal e Igreja dos Carmelitas.


Faculdade de Medicina - 1940


 Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)


Escultor João da Silva - 1926

Sem comentários:

Enviar um comentário