sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CONVENTOS DE RELIGIOSOS - XXI

3.12.11 – Convento de Santo António da Cidade - III



Claustro do Convento de Santo António da Cidade, hoje Biblioteca Municipal – a fonte foi trazida do Convento de Santa Clara.




Vasco da Gama




Original do diário da viagem de Vasco da Gama à Índia - é atribuído a Álvaro Velho, do Barreiro

“É um dos mais importantes pedaços da nossa História. Data de 1497, é atribuído a Álvaro Velho do Barreiro, e faz parte do espólio da Biblioteca Municipal do Porto.
O diário original da viagem de Vasco da Gama à Índia é um manuscrito de valor incalculável e, se me permite a confissão, um regalo aos olhos de qualquer visitante. Aquilo que a Biblioteca Municipal do Porto oferece não tão só ter a possibilidade de estar em contacto com um facto histórico. Palpável. Mensurável. Contrariamente ao que é normal acontecer em museus ou através de outras fontes, históricas ou não, em que podemos "assistir" à História pode detrás de uma vitrine ou escondida numa qualquer caixa de vidro mantida à distancia, aqui temos a possibilidade de consultar o documento. O manuscrito pode ser consultado mediante pedido feito à Biblioteca e o cumprimento de várias regras, que por questões óbvias são obrigatórias. Mesmo assim ... este será o mais próximo de termos história nas nossas mãos. E é bom que esta possibilidade seja aproveitada responsavelmente.
O manuscrito, que se acredita ser da autoria de Álvaro Velho do Barreiro, um dos elementos da expedição, relata as aventuras da primeira viajem de Vasco da Gama à Índia.
Uma missão exploratória realizada a pedido do Rei D. Manuel I de Portugal. A expedição, constituída por cento e sessenta homens, entre marinheiros, soldados e religiosos foi distribuída por quatro embarcações. A São Gabriel, comandada pelo próprio Vasco da Gama e especialmente construída para esta expedição. Trata-se de uma carraca ( navio de mercadorias de três mastros de velas redondas ) de 27 metros de comprimento e 178 toneladas. A São Rafael, embarcação semelhante à São Gabriel. Esta foi comandada por Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, e também construída para a expedição. A Bérrio, uma caravela sob o comando de Nicolau Coelho. E a São Miguel, uma carraca de transporte de mantimentos, comandada por Gonçalo Nunes.
A expedição zarpou de Lisboa a 08 de Julho de 1497 e chegou a Kappakadavu, porto próximo de Calcutá a 20 de Maio de 1498.
A viagem de regresso teve inicio a 29 de Agosto de 1498. Tendo Vasco da Gama chegado a Portugal um ano depois, em Setembro de 1499.
No Diário de Vasco da Gama, de Álvaro Velho do Barreiro, estão relatadas as aventuras desta expedição que parte de Lisboa com cento e sessenta homens e regressa com apenas oitenta. Metade da tripulação morre, entre os quais Paulo da Gama, o irmão do descobridor português. Das quatro embarcações que deixaram o porto de Lisboa em 1497, apenas duas regressam. Álvaro Velho do Barreiro é, ao que se conhece, o autor do único relato presencial desta enorme aventura. Desta enorme página da História de Portugal.
O diário está disponível e patente ao público na Biblioteca Municipal do Porto para todos aqueles que se desejem ver in loco as páginas desta odisseia”. In myguide.iol.pt

Viagem de Vasco da Gama à Índia 


Foral Manuelino da Cidade do Porto – 1517 – na BPMP




Ao longo dos anos os livros degradam-se, vão perdendo o formato, a cor e as letras perdem o contorno. Sendo esta uma biblioteca patrimonial, a missão é preservar os livros o que é possível através da microfilmagem e da digitalização. Volumes de 15 quilos voltam a ganhar vida através do serviço de restauração. Através do processo de microfilmagem são reproduzidas por ano cerca de 40 mil imagens.

2 comentários:

  1. Olá
    Belíssimo edifício...mais um, de resto.
    Obrigado pela partilha e votos de um Bom Ano de 2015.
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,
    Muito obrigado. Também para si e família desejamos um 2015 com saúde e Paz.
    Maria José e Rui

    ResponderEliminar