sexta-feira, 1 de maio de 2015

OUTROS EDIFÍCIOS PÚBLICOS - XI

4 . 10 - Casa Pia



Casa Pia – foto de A Vida em Fotos

O EDIFÍCIO QUE NUNCA CHEGOU A SER AQUILO PARA QUE FOI CRIADO, MAS MUITAS OUTRAS COISAS...

Em 1792 foi apresentado à rainha D. Maria I o projecto da Casa Pia, executado pelo tenente-coronel Eng. Reinaldo Oudinot e aprovado em 23/9/1794 com o nome de Real Casa Pia de Corecção e Educação. Em 4/10/1794 sai uma provisão que lança um imposto de 1 real por cada quartilho de vinho consumido na cidade e seu termo, o qual era recebido pela Cª. Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro, para “rendimento e para as despesas da sua conservação e existência … o qual se arrecadará e administrará da forma que foi regulado… por Francisco de Almada e Mendonça”.
Este imposto rendeu, até 1821, cerca de 6.000$000 por ano. 
A construção do edifício foi dirigida pelo Arq. Teodoro de Sousa Maldonado.
Segundo Sousa Reis “ tinha como objectivos primordiais de "prover sobre os damnos da falta de educação no povo, corrigir os delictos e corrupção dos costumes e para aliviar a cidade dos aboletamentos tão gravozos a hua grande parte dos moradores...". Destes objectivos, veio a cumprir apenas os dois últimos, dado que nunca a Casa Pia do Porto acolheu menores a quem pudesse recuperar como membros válidos da sociedade. Em contrapartida outras competências foram-lhe sendo acrescidas, nomeadamente na área de administração de obras públicas… 


Desenho de Gouveia Portuense

…Esta instituição exerceu as seguintes funções: 
1/ Acolher e fornecer alojamento e pensão aos militares que se deslocavam a esta cidade em serviço ou que simplesmente por ela passavam, tendo necessidade de aqui pernoitar. 
2/ Instalar e administrar a prisão dos calcetas - Calcetaria - em que eram tutelados os presos condenados ao trabalho forçado nas ruas e estradas do Porto. 
3/ Arrecadar diversas contribuições sucessivamente designadas em diversas provisões régias, destinadas a suportar e financiar obras públicas planeadas e executadas dentro da área do Porto. O seu primeiro presidente foi o chanceler da Relação e Governador da Cidade do Porto - Francisco de Almada e Mendonça que inclusivamente se instalou no edifício da Real Casa Pia, transformando-a assim no centro nevrálgico da administração da comarca…



O Tripeiro Volume 2

A C. M. do Porto foi aqui instalada em 30/6/1806, vinda do Convento dos Agostinhos Descalços (Grilos). Entre 1819, quando se mudou para a Praça Nova, e 1915 esteve na que depois se viria a chamar Praça D. Pedro e Praça da Liberdade.


1910

…A partir de 1835, aparecem referências diversas ao Governo Civil do Porto, o que sugere a existência de relações administrativas entre as duas instituições. A Casa Pia, no entanto, partilhou esse espaço com várias entidades, como o cartório e os cofres da Câmara Municipal do Porto; ou o Depósito Público e a Repartição do Papel Selado. 
Funcionaram ainda neste edifício várias repartições militares. 
Em 18 de Dezembro de 1847 deflagrou um incêndio que praticamente destruiu o edifício, obrigando a grandes obras de remodelação que lhe conferiram o aspecto actual". 
Em 1875 o edifício sofreu uma necessária ampliação, que obrigaram à destruição de uma parte da Muralha Fernandina e da Porta do Sol.


Foto mostrando uma multidão. Dado que os homens estão sem chapéu, vê-se um com ele na mão, supomos que terá passado uma procissão a caminho da Sé ou do Convento de Santa Clara. É no Verão, em dia quente pois há senhoras com guarda-sol e sombras bem definidas. Terá sido no dia do Corpo de Deus,  em 15 de Agosto ou…
Até ao último quartel do séc. XX esteve lá o Governo Civil do Porto e o Comando da P.S.P.




Já tratamos do Postigo do Sol e da Porta do Sol nos nossos lançamentos de 7/5/2012 e 7/7/2012.
Como curiosidade acrescentamos que em 1768, por o postigo estar arruinado e para mostrar uma obra de maior envergadura, João de Almada e Melo mandou erguer em seu lugar a Porta do Sol, que custou à cidade 960$306 reis.

2 comentários:

  1. A imagem n˚7 mostra o cortejo fúnebre do Bispo D.António Barroso.
    Obrigado por disponibilizarem todo este conhecimento.
    Muito tenho aprendido aqui.
    Pedro Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo seu comentário. E nós muito temos aprendido ao fazer este estudo que esperamos continuar duas vezes por semana

    ResponderEliminar