segunda-feira, 19 de outubro de 2015

RIO DOURO - XV

6.1.15 - Transportes de mercadorias para a Ribeira 


Belíssima foto da Ribeira - repare-se nos trajes – 1906 – foto Aurélio Paz dos Reis


Desembarque de batatas do Douro? -1905


Carro de bois carregados de potes de 3 pés


Bois e rapaz descansando – á direita a guarita da Guarda Fiscal


Moço dos bois a dormir…


Muro dos bacalhoeiros – descarga de cebolas


Carregando cebolas - 1907


Venda de cebolas – Foto de Emílio Biel

Porto com nevoeiro - Vímeo 


Vendedeiras do mercado da Ribeira 


Baú de fotos do Porto desaparecido - Apolo


Rebocador Veloz – ainda movido com pás – pelos adornos e grande multidão foi em dia de festa; chegada de alguma personalidade? No rio vêem-se barcos com marinheiros e passeantes.


Descarregando sal



Ribeira – padeiras de Avintes carregando sacos de farinha – 1906 – foto Aurélio Paz dos Reis


Padeiras de Avintes trazendo a deliciosa broa – foto de Emílio Biel - 1906


Veja-se a quantidade de barcos no cais da Ribeira - 1910


Descarga de bacalhau – Foto de Marques Abreu – 1912


Pelo apontamento em  francês, no verso da foto, parece estar ao contrário - descarga de bacalhau - 1910.


Transportando o bacalhau pela Rua da Alfândega.



Ribeira - 1914


Ribeira – anos 30? – Foto Beleza – Vê-se a guarita da guarda, lojas de venda, uma chaminé (?), um urinol e uma cabine telefónica - foto de uma extraordinária qualidade. Vale a pena aumenta-la e ver os pormenores das pessoas e de Gaia.


Rebocador Avestruz no cais da Ribeira - 1940 - foto Beleza


Barcos de transporte - na margem vêem-se frutas que devem ter chegado do Alto Douro.


Transportes do Rio Douro - título de propriedade encontrada... - blogue Navios à Vista. 

À esquerda da declaração impressa lê-se que o transportador leva para a Régua, de António de Oliveira Gomes para José de Oliveira Gomes, os seguintes produtos:
“1 mesa de pinho
10 barras de chumbo
4 feixes de barra de ferro
1 caixa de folha de Flandres
8 caixas com (?) de ferro”
“Continuam as viagens, saindo das escadas da Padeira, do lugar do cais da Ribeira, na cidade do Porto, para a Régua no dia 06/03/1839, impreterivelmente se o as condições de tempo o permitir e sucessivamente todas as quartas-feiras; e da Régua para o Porto no dia 11 e todas as segundas-feiras; sendo o preço dos passageiros 1$920 dentro da tolda e 960 fora da mesma. As encomendas a 80 reis, aquelas que forem de pouco peso e as mercadorias de grande volume será por ajuste.
Todas as encomendas e mercadorias poderão ser recebidas nos seguintes portos: Caldas de Moledo, Bernardo, Porto de Rei, Aregos, Entre-os-Rios e Espadaneda. Quem quiser carregar ou ir de passagem deve dirigir-se ao escritório da Administração da firma, nos Guindais, nº 57, à Ribeira, do Porto”. Blogue Navios à Vista


Recibo da Empresa Portuense de Navegação por vapor, do valor de 150$000 reis, referente ao transporte de 16 caixotes de moedas de prata e ouro do Porto para Lisboa, no vapor Porto. 

Douro – Faina fluvial – Manuel de Oliveira - 1931


Roupas que vão para lavar em Gaia, talvez Avintes, e que saem das escadas das padeiras - 1939


Barqueira (“magana”) de Avintes no cais da Ribeira – anos 60/70 – vê-se um saco de arroz nacional


Barcos de guerra no Douro - da esquerda para direita, o NRP Espadarte, o NRP Golfinho e NRP Delfim, vendo-se o NRP Douro, amarrado ao cais do Terreiro.- Repare-se na quantidade de pessoas que vão de barco visita-los - 1946


Estas fotos mostram bem o grande movimento que tinha o Rio Douro. As mercadorias eram descarregadas para barcaças donde eram transportadas, às costas, para o cais – parecem ser sacos de sal, uma das mercadorias mais movimentadas, sobretudo quando os barcos iam ou vinham pouco carregados, de forma a fazer lastro. Em primeiro plano o vapor Douro. 


Pescadores - 1940

Terminadas as 12 cartas que o Barão de Forrester escreveu a O Comércio durante a sua subida do Douro, acrescentamos o blog.webook.pt que as resume, apresentando alguns textos originais e fotos:

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