quarta-feira, 16 de março de 2016

MATOSINHOS, LEIXÕES, LEÇA DA PALMEIRA - VI

6.3.14 - Matosinhos, Leixões, Leça da Palmeira, Quinta da Conceição, Igreja Matriz e Capelas














In O Tripeiro, Série VI, Ano XI

Em 1834 este convento, tal como os outros, foi tomado pelo estado e vendido em hasta pública. Esteve abandonado e sendo destruído, tendo poucos vestígios subsistido à ruína; os que se podem ver nas fotos acima. 


O mais precioso foi o pórtico que foi comprado e levado para a Quinta de Sampaio. Não há muitos anos voltou para o seu lugar original.

Aspectos de Leça da Palmeira, Matosinhos e Leixões - cinemateca portuguesa - 1927 


"A Igreja Matriz de Leça da Palmeira foi construída nos princípios e a par da fundação de Portugal e era conhecida, pelo nome de “Igreja de S. Miguel de Moroça”. Construção antiga, pequena e baixa, revestida de pedra, por dentro e por fora. Traçado um tanto semelhante à velha Igreja de Cedofeita, ou qualquer outra românica. Nada existe nesta freguesia que “pertença” a construções românicas, portanto existe a hipótese de ter sido demolida e sobre ela se ter edificado a actual, entre 1568 a 1578".


"É de realçar nesta edificação o retábulo da capela-mor de talha dourada com colunas salomónicas e decoração de parras, cachos de uvas, pombas, folhas de acanto e cabeças aladas, característica do séc. XVIII. Este retábulo foi concluído em 1714 e dourado pelo pintor portuense Manuel Ribeiro. O remate, em estilo rocaílle, deverá datar de 1762 e 1778. 
Lateralmente temos as imagens de Santa Apolónia, advogada das dores de dentes, Santiago e São João Evangelista oriundo da Capela do Corpo Santo. Esta Capela-Mor tem lambrim em azulejo". 


"O tecto das naves, em castanho velho encerado, com ornatos em talha dourada. Tem setenta e cinco caixotões na nave central e quarenta e cinco em cada uma das laterais. Estes, caixotões foram colocados em 1735 e copiados pelos então existentes no tecto da capela-mor. A iluminação natural faz-se por janelas rasgadas nas paredes, das quais por obra mandada fazer a expensas de D. Adelina Leite Nogueira Pinto Domingos de Oliveira, foram retiradas as grossas grades de ferro e substituídas por singelos vitrais artísticos".


"O Retábulo de São Miguel, onde encontramos a imagem do padroeiro da freguesia numa escultura que constitui uma verdadeira obra prima do mestre Guilherme Tedim, encomendada pela respectiva confraria em 1933. No mesmo altar, lateralmente temos Santo António e São João de Brito".


"O Retábulo do Senhor dos Passos. Preside a este retábulo a realística imagem do Senhor dos Passos que sai na majestosa procissão que anualmente percorre as ruas de Leça da Palmeira debaixo de elevado respeito e devoção.
Trata-se de uma imagem com o corpo bem modelado, não é uma imagem de roca. Em mísulas laterais estão duas imagens, o Senhor preso a coluna e “Ecce Homo”.


"O Retábulo do Coração de Jesus, na capela que actualmente lhe é dedicada, mas outrora já o foi a S. José, a Santa Quitéria e também a S. Lourenço.
Salienta-se deste retábulo ensamblado em 1906, mas sendo uma peça do barroco a escultura do Santíssimo Coração de Jesus, em tamanho natural, da autoria do mestre Francisco Couceiro, e oferecida por D. Adelaide Leite Nogueira Pinto".


Imagem muito antiga de Nossa Senhora e do Menino sobre a qual não encontrámos qualquer referência, mas que consta do site da Paróquia. Se algum leitor nos puder dar informações, muito agradecemos.

O texto acima referente à Igreja Matriz de Leça da Palmeira foi retirado deste site:
http://www.leca-palmeira.com/igreja-matriz-de-leca-palmeira/



Capela do Corpo Santo em recuperação, repondo-a na traça original



Capela do Corpo Santo em Leça da Palmeira 

“Denominada Capela do Corpo Santo, em honra do mártir São Pedro Gonçalves. (Mais conhecido como S. Telmo).
Foi mandada construir em 1557 pelos tripulantes da nau “Nossa Senhora da Conceição” que em viagem entre Lisboa e Porto sobreviveram ao naufrágio nos penedos de Leixões. A sua feitura apresenta-se com as características das antigas igrejas rurais, com um alpendre para abrigo dos devotos e em tudo muito semelhante à sua congénere de Massarelos, mas à primitiva.
Na fachada, por cima do telhado do alpendre, alinham uma edícula com a venerada imagem de Nossa Senhora da Conceição, que havia dado o nome ao navio, logo sua padroeira. Para recordar o sucedido, mandou a tripulação fazer uma miniatura da sua nau que foi colocada no interior da capela”. Texto de Victor Oliveira


Inauguração da reabilitação da capela por D. António Francisco, Bispo do Porto, em Novembro de 2015.

“No interior, a capela conta com diversas esculturas dos séculos XVI a XVIII, as quais foram tratadas por uma equipa especializada, tal como sucedeu com o retábulo, o púlpito, a grade, o coro-alto e a sanca, e com os granitos interiores e exteriores. A empreitada implicou ainda a criação de uma nova sala de velórios no espaço da antiga sacristia, a instalação de um novo soalho de madeira, semelhante ao original, o aprumo e reforço das paredes, a eliminação de humidades e a construção de um novo telhado (similar ao original, mas prevendo placas de poliureta”. Site C. M. Matosinhos


Medalha comemorativa da reabilitação da capela.
Tem a citação de Luis de Camões em Os Lusíadas descritivo do Fogo de S. Telmo:

“Vi claramente visto o lume vivo 
Que a marítima gente tem por santo,
Em tempo de tormenta e vento esquivo,
De tempestade e triste pranto”.

Em 1557 havia , junto desta capela, um farol rudimentar com 3 candeias de cores, branco, verde e vermelho, visível do mar. No séc. XVII existiu a Casa do Facho, com luz mais forte.


Capela de Santana


Após recuperação - foto do blogue Rotunda da Anémona

Situada ao lado da Igreja Matriz, no cimo de um promontório onde se acede por um escadório, esta pequena capela, reedificada entre 1762 e 1768, é representativa do estilo Joanino. Existem referências a esta capela datadas de 1623
Daqui, desfruta-se, igualmente, de uma bela panorâmica.

1 comentário:

  1. Olá
    Quinta da Conceição...
    Quantos de nós não foram muito felizes nesta quinta...?
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar