quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ARTES E OFÍCIOS - XX

6.24.20 - Artes e Ofícios



No Porto é vendido um tipo de pão com cerca de 50 gramas a que o povo chamava molete, termo que ainda se usava há uns 50 anos. Diz a história que, em 1809, o exército francês ocupou o Colégio da Formiga, em Ermesinde/Valongo. Como lhe servissem o pão habitual daquela zona, a regueifa, o General Moulet deu ordens aos padeiros que fosse serviço ao exército um pão individual, mais pequeno, que o povo apelidou de molete. A falta de trigo e o transporte foram as razões desta alteração, que, por se mostrar útil e prática, se manteve até aos nossos dias. Na localidade, os padeiros já sabiam que todos os dias o pão tinha que estar pronto à mesma hora e quando colocavam as cestas nas carroças que iam para o Porto dizia-se: Lá vai o pão pr'ó Molete!




In O Tripeiro, Série V, Ano VI

Quando vinham de Valongo para o Porto traziam, por vezes, os jumentos à arreata, mas no regresso iam sobre o dorso do animal, tão cómodos que muitas vezes adormeciam no trajecto e só acordavam às portas de suas casas. Os jumentos já sabiam o caminho e não se enganavam.


Foto de Emílio Biel

Padeiros de Valongo – Os padeiros de Valongo traziam o pão para o Porto, que era vendido na Praça do Pão, actual Guilherme Gomes Fernandes. 
Evidentemente que no Porto também se cozia o pão, mas a qualidade era inferior, bem como o preço.


“Regueifa! Quem quer regueifa?
Quem quer regueifa comprar?
Apregoa a “valongueira”
De alvos dentes a brilhar.
Regueifa de alva farinha,
Das moendas do Ferreira,
Regueifa, pão de rainha,
Coada em fina peneira.
Pão branco, cheirando a povo,
Pão de hóstia consagrado,
Pão de fartura e renovo, E Valongo semeado,
E em Valongo amassado,
Pão por Deus abençoado!” (Lavandeira, 1993)

Os padeiros de Valongo saíam de madrugada e costumavam juntar-se na Cruz das Regateiras (em frente ao Hospital do Conde de Ferreira) para descansar, beberem numa fonte ali existente e partirem para os diversos lugares de venda. O pão mais típico e apreciado era, e ainda é, a regueifa. Ao fim da tarde voltavam a reunir-se no mesmo local para seguirem todos juntos de forma a defenderem-se de possíveis assaltos, pois já lá chegavam de noite. 


Usavam um chapéu preto de abas largas e copa baixa no interior do qual para amortecimento do peso das canastras, metiam a respectiva rodilha.


“Padeiras de nome – a Bitela, a Jacó, a Sá e as Cacelheiras – fabricam-na em suas próprias casas e depois, por volta das quatro horas da madrugada, era a broa (sic) levada em canastras por experimentadas criadas para os barcos que a elas pertenciam e que faziam paragem no caneiro de Avintes, para chegarem à Ribeira às primeiras horas da manhã.
Esta saborosa broa, um pouco mais cara que a vulgar, de milho, era distribuída pelas mercearias, casas de pasto e particulares, às terças, quintas e sábados e encontrava-se também à venda, nos dias de feira, nos antigos e desaparecidos mercados do Bolhão e do Anjo, a qual era vendida, salvo erro a pataco o quilo.” O Tripeiro, série V, Ano VI – Manuel Pedro


Padeira – tipo de canastra das padeiras que vendiam pão de porta a porta - 1966


Pastor em Canelas (Peso da Régua) – foto de Pires de Castro – anos 50 do séc. XX


Guardando o rebanho – Silva Porto - 1893 

Pastor e queijeira - vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=K-NwCne1jEc


Pescadores na Cantareira


Bateira no Douro - 1900


Pescado da Foz do Douro - 1900



Foto de João Ramoa – 1954


Pedreiros medievais


Ferramenta de pedreiro


Marcas de pedreiro no postigo do carvão - em muitas obras de pedra cada pescador fazia a sua marca para poder provar que era o autor e receber de acordo com o trabalho feito.



Pedreira de S. Gens - foi desta pedreira que saiu a utilizada para a construção do Porto de Leixões.


1888



Ribeira - 1942


Ribeira


Blog Dias que Voam

1 comentário:

  1. Olá
    Moletes, regueifas...mas eu sou mais fã de broa.....mas nem toda!
    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar