terça-feira, 4 de outubro de 2016

ARTES E OFÍCIOS - XXII

6.24.22 - Artes e Ofícios - Publicidade - II





1905 

Entrevista de José Rosas ao DN


Luis Ferreira


 “A linhagem de ourives é longa e começou com o bisavô de David Ferreira, mas foi o pai, Luiz Ferreira, quem levou a casa mais longe e a tornou mundialmente conhecida inclusive, entre as famílias reais europeias. Principalmente, pelas peças que reproduzem animais, em prata, combinada depois com outros materiais como marfim, madeira e minerais preciosos.
"As pedras chamavam por ele, um amigo costumava dizer-lhe que de um calhau fazia uma joia", conta David. Em 2012, uma dessas criações foi vendida numa célebre leiloeira de Paris por 140 mil euros. Para além dos colecionadores, muitas famílias do Porto (e não só) mantém-se como clientes fiéis. A loja continua a ostentar as siglas LF e uma águia na fachada negra e no timbre (registado em 1910). David segue a escola do pai, não só na joalharia, mas no cuidado que imprime no arranjo da montra. O funcionamento à porta fechada e as cortinas pesadas mantêm afastados os curiosos. No interior, procuraram recriar o ambiente de uma sala de estar, com peças antigas (só em exposição) a recordar a arte destes ourives, com o tiquetaque do relógio a marcar o compasso. "Antigamente, tínhamos a lareira acesa. Devia ter-me lembrado, só para a fotografia...", diz David Ferreira”. In Visão Sete


“Uma peça de ourivesaria da autoria de Luiz Ferreira, joalheiro português, atingiu um valor recorde num leilão em Paris. O veado de prata foi arrematado por 140 mil euros num evento onde estiveram presentes outros trabalhos de marcas conceituadas como a Cartier e a Tiffany.
Em declarações ao Boas Notícias, Maria do Rosário Ferreira, filha do joalheiro portuense falecido em 1994, afirmou que as peças do pai "sempre foram muito apreciadas no estrangeiro, embora, não tivessem tanto reconhecimento em Portugal".
A peça que atingiu agora um valor recorde no leilão parisiense organizado pela Le Brech&Associés, em Maio, é um veado de 63 cm, em prata, com olhos em jade e outros elementos - como os chifres e os cascos - em marfim.
Criada por Luiz Ferreira há cerca de 25 anos, a peça foi arrematada por 140 mil euros: um preço mais de 20 vezes superior ao valor pelo qual foi originalmente vendida: cinco mil euros. No leilão, foram vendidas mais 11 peças do artista português, todas arrematadas por um valor muito superior ao original.
Maria do Rosário conta que as peças de Luiz Ferreira “participam muitas vezes noutros leilões onde são imediatamente rematadas”. De facto, a arte de Luiz Ferreira conquistou verdadeiros "fãs por todo o mundo que não dispensavam uma peça sua", sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos”.  In Boas Notícias

Luis Ferreira ourives


1905


Publicidade na estação de S. Bento, em construção – esperando João Franco – 1907


1890


1907





Recordámo-nos da fábrica que ficava na Avenida da Boavista pegada à remise dos eléctricos.




1910


1910


1915


1912




1913




Sobre este fotógrafo e industrial ver o nosso lançamento de 20/9/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário