quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

O NATAL NO PORTO

O Natal no Porto


De várias leituras referentes às tradições do Natal de fins do séc. XIX resumimos o seguinte:
Pela época de Natal chegavam ao Porto grupos de gaiteiros que animavam as ruas com as suas gaitas de foles engalanadas com franjas vermelhas. Eram seguidas da rapaziada aos saltos e brincadeiras e o povo parava a apreciar. Um facto que caracterizava este tempo eram as Boas-Festas, dadas por diversos rapazes, que em grupo visitavam os cafés e os estabelecimentos pedindo a consoada, e cantando versos muito engraçadas que faziam rir as pessoas.


Aurélio Paz dos Reis fotografou a sua filha a meter no marco do correio as Boas Festas de 1910 aos seus amigos. hoje estas são mandadas pela internet, o que não tem o mesmo encanto.


Os mercados eram muito movimentados e regurgitavam de flores, aves e verdadeiras montanhas de hortaliça.




As mercearias e doçarias tinham enormes quantidades de bolos e pasteis sobressaindo o enorme pão-de-ló de Margaride.. Estes estabelecimentos presenteavam os seus clientes fregueses com a consoada que consistia num queijo de dois quilos e uma garrafa de vinho do Porto.


As padarias fabricavam para este dia uns pães compridos, de cerca de um metro, a que vulgarmente se chamam cacetes. Estes pães destinavam-se ao fabrico das rabanadas, que se adoçavam com mel que as mulheres apregoavam pelas ruas.
Às 6 da tarde começavam a fechar as portas dos estabelecimentos de modo que às 8 horas o Porto tinha o aspecto mais triste que é possível imaginar-se, com as ruas completamente desertas e com as portas e janelas hermeticamente fechadas. Só os desprotegidos da sorte, os que viviam isolados ou os estranhos à terra é que se atreviam a sair.


As famílias, nesse dia, normalmente só almoçavam e às oito da noite começavam a ceia da consoada. Esta era só composta por pessoas de família.


O prato mais tradicional era o bacalhau cozido ou assado com as couves. 

“Manda-se de presente um costal de bacalhau com quem manda um casal de perús” escreve Sousa Viterbo em 1895. E diz ainda que “hoje o bacalhau vale uma fortuna. A culinária transforma-o nos mais variados acepipes. Os mais pobres contentam-se com bacalhau cozido, ladeado de belos olhos de couve galega e cebolas. Dias antes da festa todas as famílias se preocupavam em lançar de molho o saboroso peixe da Terra Nova”.



Polvo estufado com Vinho do Porto

Uma outra tradição de prato na noite de Natal é o Polvo preparado de várias maneiras. 

Receitas de Polvo de Natal
http://natal.com.pt/preparacao-polvo-assado

Polvo de Natal - vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=CgppOs7zpB0




Em nossa casa come-se o bacalhau na noite de 24 e o peru em 25. 
Já em casa dos nossos avós, quando éramos crianças o peru era preparado com muito esmero pela Lídia, criada da cozinha. Começava por o embebedar com água ardente e aí começava a nossa brincadeira. Num largo pátio o peru começava a andar às voltas, completamente tolo. Nós divertíamo-nos a enxota-lo e fazê-lo correr aos trambolhões. Eram momentos que hoje, mais de 60 anos depois, nos recordámos com saudade. Pobre peru que muito sofria!  

Receita de peru recheado de Natal
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/peru-de-natal-recheado-facil-de-fazer.htm



Os tradicionais doces eram as rabanadas, mexidos, o bolo-rei, bolos de abóbora bolina, pão de ló redondo ou em forma de coração, aletria e orelhas-de-abade. Após 1910 houve quem passasse a chamar ao bolo-rei, bolo de Ano Novo, bolo do Presidente ou bolo do Arriaga. Porém, a partir dos anos 20 voltou a chamar-se Bolo Rei A ceia era abundantíssima bem regada com os preciosos vinhos do Alto Douro.


Receita de sonhos
http://www.iguaria.com/sobremesa/frito/sonhos-de-natal/


Receita de aletria
https://www.youtube.com/watch?v=otWY01sij1E


Após a ceia a família divertia-se com jogos em que predominavam o quino e o rapa, jogado a pinhões ou feijões. Muito nos divertimos com o jogo do rapa em casa dos nossos avós.


Convento dos Congregados – Joaquim Vilanova – 1833 - as escadas e a torre foram demolidas em 1843
Neste dia, 24 de Dezembro, os padres Congregados davam um abundante jantar a todos os pobres de cidade. Aos mendigos junto da Porta de Carros, aos envergonhados na sala das aulas e no claustro.


Natal na Igreja de Santa Clara – foto de TAF 

À meia-noite seguiam para a missa do galo, vestidos sobriamente e bem agasalhados. No fim era dado o Menino Jesus a beijar. O órgão imitava a gaita-de-foles.


No fim da missa era colocado no presépio a imagem do Menino Jesus. 
Nas igrejas da cidade, no dia de Natal o Menino era deitado numas palhas, no de Ano Novo numa caminha e no dia de Reis já estava a pé.


Presépio da Igreja de Santo Ildefonso

O primeiro presépio foi criado por São Francisco de Assis, no ano de 1223, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina . Foi nesse Natal que, em Greccio (cidade perto de Roma), na Itália, São Francisco quis mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus.
Coreografou uma cena ao vivo com as figuras de Maria e José, um bebê, um burrinho e um boi, alguns pastores e três reis. E assim conseguiu mostrar ao povo da região como tudo tinha acontecido.
Depois da morte de S. Francisco os franciscanos passaram a fazê-lo com imagens. Rapidamente, em todo o mundo católico os povos copiaram esta maravilhosa ideia e passou a ser tradição fazê-lo em cada casa.
Em nossa casa também se fez, e faz, desde a nossa infância, mas os Reis Magos só eram colocados em 6 de Janeiro.
Presépio e Natividade - a tradição no Porto - Belíssimo blogue
http://thecitytailors.com/presepio-and-christmas-the-birth-of-jesus-christ-in-portos-tradition/

Natal na R. de Santa Catarina - anos 50?
http://www.noticiasmagazine.pt/2016/rua-de-santa-catarina/

Extraordinária descrição de um lisboeta que visitou o Porto na época do Natal:


In O Tripeiro - volume 2

4 comentários:

  1. Olá
    Os Bons Velhos Tempos....
    Votos de Santas Festas.
    Augusto

    ResponderEliminar
  2. Votos de um feliz Natal e um 2017 com muita saúde e Paz.
    Maria José e Rui

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Excelente "Blog".
    Votos de um bom ano novo.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado. Muito nos agrada que os nossos leitores possam recordar ou aprender algo sobre a nossa cidade do Porto.
    Muito Bom Ano e muita saúde.

    ResponderEliminar