sexta-feira, 21 de abril de 2017

FOI ESTIMADA POR MUITOS REIS III

7.5.3 - Foi estimada de muitos reis III - D. Manuel II - visitas ao Porto de 1908 e 1909, Palacio Real no Porto



D. Manuel II visitou o Porto pelo menos 2 vezes e tecia os maiores elogios aos seus cidadãos. 
A família real portuguesa não tinha uma residência oficial no Porto, pelo que, quando nos visitava, ficava no Paço Episcopal. Em 25/6/1861. D. Pedro V comprou o Palácio dos Carrancas por 35 contos de reis. 
"Já em 1915 D. Manuel II deliberou, no seu testamento, entregar o edifício à Misericórdia para que esta instituição aí instalasse um hospital; um documento só conhecido em 1932, aquando da morte do rei. 
Vasco Valente, director do Museu Nacional Soares dos Reis (instalado, desde 1833, em péssimas condições, no edifício de Santo António da Cidade, em S. Lázaro), inicia negociações com o Estado e a Misericórdia para transferir o museu para o palácio devoluto. À luz da museologia da época, o edifício adequava-se na perfeição à função de museu: qualidade arquitectónica, estilo neoclássico e tradição histórica. Sob a orientação do Engº Fernandes Sá, iniciam-se as obras de adaptação, a cargo da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, sendo o Museu inaugurado em 1942. À época, as alterações mais notáveis consistiram na transformação das oficinas da antiga fábrica em galerias com iluminação zenital, destinada à pintura, assim como, a criação de uma galeria de escultura, para alojar a obra de Soares dos Reis. 
Com excepção de algumas intervenções de pormenor, o Museu é apenas alvo de transformação maior a partir de 1992: projecto de remodelação e expansão da autoria do arquitecto Fernando Távora. Decorrendo a um ritmo lento, o projecto é concretizado em Julho de 2001, dentro da realização do Porto, Capital Europeia da Cultura. A remodelação permite renovar o discurso expositivo da pintura e da escultura portuguesa dos séculos XIX-XX e, também, das artes decorativas que, pela primeira vez, se apresentam na mesma unidade espacial. Em diálogo com as zonas verdes, são criados novos espaços, tais como um auditório, um departamento educativo e salas de exposições temporárias, sendo o Museu dotado de uma actividade regular de animação cultural. As necessidades contemporâneas são satisfeitas, através da criação de novas zonas de acolhimento, cafetaria, loja, acessos ao nível do rés-do-chão e infra-estruturas indispensáveis ao funcionamento interno.
Em suma, assiste-se ao renascimento do Museu. Site do M.N.S.R.


Chegada de D. Manuel II ao Porto – Novembro de 1908


1908



Na Rua dos Clérigos - 1908


Praça de Santo Ovídio - 1908


Recepção na C. M. do Porto - 1908


Rua de Santo António - 1908


Esta foto mostra a bandeira monárquica hasteada, a guarita ocupada, vários outros militares nas imediações com botas e calças apertadas Tem árvores que se não vêem na de baixo, pelo que depreendemos ser mais antiga.



A foto acima deve ter sido tirada durante a visita ao Porto de D. Manuel II e de sua mãe D. Amélia, em Novembro de 1908. Nesta foto também está hasteada uma bandeira no Hospital de Santo António e já se vê a linha do Americano ou eléctrico. Em primeiro plano encontra-se um padre.


In O Tripeiro, Volume 1 – 10/12/1908

Visita ao Porto de D. Manuel II em 1909
http://www.youtube.com/watch?v=SfggPLpTTY8



Visita de D. Manuel II à Igreja da Lapa, onde se encontra o coração do seu antepassado D. Pedro IV.


D. Manuel II saúda os portuenses da varanda do palácio real. Vêem-se muito bem os armazéns do Hospital de Santo António e a chaminé da caldeira. Mais ao fundo as traseiras da ala frontal e a Torre dos Clérigos.


Com D. Amélia


Lançamento da primeira pedra do monumento à Guerra Peninsular na rotunda da Boavista - 1909

Aclamação D. Manuel II

Memória de D. Manuel II

O exílio
https://www.youtube.com/watch?v=AmMWW9O76nk

You Tube – reis de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário