quinta-feira, 6 de julho de 2017

CERCO DO PORTO IV

8.1.11 – Cerco do Porto - Entrada de D. Pedro IV no Porto, Palácio dos Carrancas e casa da Rua de Cedofeita, Mapa do Porto em 1829


D. Pedro IV entra no Porto – 9/7/1832 – esta gravura mostra D. Pedro a ser recebido de forma calorosa pelo povo do Porto. Porém a realidade foi outra. 

“Desde a entrada no Porto sentira a frieza e indiferença da população. O espanto pela recepção era tão grande como a verificação do enorme exército absolutista. O Porto era sitiado por 35.000 homens que se distribuíam em círculo desde o forte de Gaia, na Serra do Pilar, onde primeiramente se instalou Santa Marta, defendendo o litoral ribeirinho até Avintes afim de impedir o acesso de víveres à cidade, até os fortes do Crasto, Ervilha, Serralves, Aguardente.” História do Porto de L.O.R. 


Quando entrou no Porto, D. Pedro ocupou o palácio dos Carrancas, mas por questões de segurança passou para a 


Casa da Rua de Cedofeita, 395, residência de Ribeiro Faria.


O Cerco do Porto por um Portuense


Porto em 1829 – do lado de Gaia a defesa limitava-se à Serra do Pilar, ponto determinante para a impossibilidade dos miguelistas dominarem a cidade. A Norte ia quase até Aguardente, hoje Jardim do Marquês de Pombal, onde estavam instalados os miguelistas.


In Portugal Antigo e Moderno


D. Pedro, Duque de Bragança - Óleo sobre tela - cópia de época do retrato pintado pelo inglês John Simpson - 1834.


Inaugurada em 1853


In História do Porto de L. O. Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário