domingo, 23 de julho de 2017

CERCO DO PORTO VIII

8.1.11 – Cerco do Porto - Cólera Morbus trazida por Solignac, Marechal de Saldanha chamado pelo rei e povo, Bateria absolutista do Castro, Linhas de defesa da Foz, Bateria do Covelo, Marechal de Saldanha conquista o pinhal da Foz


Cólera Morbus – baixo relevo em gesso patinado - MNAC



Barcos ao largo da Foz do Douro


Marechal de Saldanha – chegou ao Porto em 28/1/1833, a pedido de D. Pedro IV


Alguém saberá porquê? Tinha assim tanto medo dele?...



Era nesta zona, de Carreiros ao Ourigo, que eram descarregados os mantimentos e munições para o Porto.


In O Tripeiro, Volume 2


Linhas do Porto a partir de Janeiro 1833 - as fortificações feitas pelo Marechal de Saldanha, na Foz, estenderam-se desde a quinta do Salabert, mais tarde dos Andersen e actualmente Jardim Botânico, passava pela Pasteleira e terminava na Senhora da Luz.
A partir de JAN 1833, após chegada do futuro marechal Saldanha ao Porto, foi levantada uma terceira linha de baterias e fortificações com a finalidade de proteger a entrada dos navios pela barra do Douro, os quais transportavam as munições , tropas de reforço e alimentos à cidade sitiada , estendendo até ao mar a linha de defesa .
Para tal foram levantadas baterias nos redutos do Pasteleiro e do Pinhal, no Forte da Luz, na zona da Foz para neutralizar os fogos miguelistas provenientes do seu forte do Castro.


Bateria miguelista do Castro – Foz do Douro


Bateria Miguelista no Cabedelo, no lado Sul da Barra do Douro

Foram erguidas ainda uma bateria junto ao castelo da Foz, frente à bateria miguelista que tinha sido erguida no areal do Cabedelo e ainda as baterias, ao longo da margem direita do rio nessa zona da Foz, denominadas do Oiro, Arrábida e de Cónego Teixeira, todas elas vocacionadas para neutralizar as baterias adversárias do outro lado do rio que bombardeavam os navios entrados pela barra do Douro.
No exterior do perímetro de defesa como guardas avançadas, foram levantados redutos e fortins em pontos altos e estratégicos, sendo de relevar os Redutos das Antas (no qual se integrava o reduto da Bela Vista) ,


Bateria do Covelo

o Reduto do Cobelo ( que integrava o Reduto das Medalhas ) e ainda a Flecha dos Mortos , lugares estes que foram testemunhas de elevados feitos de coragem e valentia dos nossos avoengos de ambos os lados . Para a construção dos redutos e entrincheiramentos foram mobilizados tropas e populares. Utilizavam-se pedras, troncos de árvores, entulho, pipas e barricas cheias de terra (barricadas). Cavavam-se fossos para defesa próxima e à medida que as fortificações iam sendo concluídas, as posições eram ocupadas por forças regulares. Em casos de acções ofensivas, os voluntários e as milícias eram chamadas a substituir as tropas de linha empenhadas em surtidas.
Em algumas posições mais estratégicas, situadas em lugares elevados, instalavam-se as baterias de artilharia, na sua maioria perto e adentro da linha fortificada de defesa”. In blogue lettersfromlise


Encontrando-se “exilado” em França, o Marechal de Saldanha, foi chamado, por D. Pedro, a vir para o Porto por insistência dos militares e do povo. Foi recebido pelo Porto com grande entusiasmo. Milhares de pessoas, nas ruas e janelas, o aclamaram, cheios de esperança na salvação da cidade.
O Porto encontrava-se nessa altura em grave perigo de ser tomado pelos miguelistas.
Verificou que, de um pinhal na zona da Luz, os miguelistas descobriam a pequena praia onde, de noite, se desembarcavam os víveres e munições para os liberais. 
O próprio Saldanha escreve:


MAS SALDANHA DESOBEDECEU AO SEU SUPERIOR




Marechal de Saldanha

Sem comentários:

Enviar um comentário