quinta-feira, 19 de outubro de 2017

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - II

9.2 - Visita de D. Cósimo III de Medici em 1669 - I. Texto de António Coutinho Coelho, Gravura do Porto de Pier Maria Baldi, Gaia, Leça do Balio. Igreja S. Lourenço, Sé, Conventos de S. Bento de Avé Maria e Santa Clara, Vista sobre o Douro.




Texto de Xavier Coutinho

Relato da estadia no Porto
Desta visita ao Porto, retemos uma bela crónica, do Conde Lorenzo Magalotti, seu cronista e acompanhante, retirada da sua “Relazione del Viazzio del Portogallo e Galizia”, ilustrada por magníficas aguarelas de Pier Maria Baldi e de que reproduzimos um excerto, retirado do Boletim dos Amigos do Porto:
No dito dia 26 de Fevereiro de 1669, ouvida a missa numa pequena igreja paroquial dependente dos padres Jesuítas de Coimbra, que disfrutam aqui de propriedade de muitos bens, e prosseguindo o caminho após três léguas feitas através duma campina semelhante à do dia precedente, 


chegou a Vila Nova d’Além, que é uma extensa povoação que, descendo pela estreita garganta de dois montes com um só burgo, se espraia com algumas casas sobre a margem do rio Douro. Desta povoação passou a Alteza Sereníssima ao Porto, na vizinhança do qual era esperada por alguns padres Jesuítas com o séquito de diversas barcas, em parte cheias de gente e em parte vazias para levar a família de sua Alteza. A destinada à Alteza Sereníssima estava coberta nobremente com um toldo e cortinas e a popa toda enfeitada com tapetes e almofadas de veludo em volta da cadeira, que igualmente devia servir para a Alteza Sereníssima. Logo que chegou, começaram a soar todos os sinos da cidade, e continuaram quando a barca se afastou da margem, até que passando na vizinhança dos navios mercantes que estavam ancorados no porto, foi saudada por todos os canhões e com embandeiramento da cidade disposto sobre a outra margem do rio.


Ao desembarcar encontrou, com o seu coche de seis, o Senhor Lobo Pereira de Castro, Balio de Leça, da Ordem de S. João (que usufrui o rendimento de cerca de 18 000 cruzados) e com ele D. Sebastião César de Meneses. S. A. entrou na câmara com um e outro dos supramencionados cavaleiros que estavam do lado do cocheiro, e o senhor Cav. Castaglioni junto da porta.


Entrou Sua Alteza na cidade por volta das 11 horas da manhã, no meio de numerosíssimo povo, aglomerado nas ruas e nas janelas, das quais as mais próximas do Colégio dos Jesuítas, onde S.A. tinha destinado o quarto, estavam todas decoradas com tapetes e panos de seda.
Enquanto Sua Alteza esteve à mesa foi obsequiada com vinhos, aves, doces e frutas, pelo Reitor do Colégio.


Sé no séc. XVIII



Sé - lado Norte e galilé à noite - In Portolovers

Depois do jantar, servido pelos mesmos cavaleiros da manhã, foi ver a Sé e as relíquias que aí se conservam.


De lá passou às monjas de S. Bento onde teve uma diversão musical. Deu depois uma volta pela cidade 


Foto de Iva Vieira

e saiu fora de portas, donde se goza uma vista sobre o campo e o mar,


foi às monjas de Santa Clara e voltou aos Jesuítas. Ao desembarcar foi cumprimentada ainda pelo Chanceler da Câmara, que é a primeira pessoa da cidade, por ele governada na ausência do Conde de Miranda, Embaixador na Corte Católica, que com o título hereditário obtido do rei D. João IV por mercê das suas embaixadas feitas na Holanda, é por sucessão perpétuo governador dela. O mesmo Chanceler manifestou a ordem terminante recebida do Príncipe de Portugal para servir a A.S. que depois de jantar veio a S. Bento para retribuir os obséquios. S.A. sentou-se junto da grade, em cadeira de espaldar, ao lado sentaram-se sobre escabelos os dois Cavaleiros e sobre escabelo semelhante sentou-se em frente o Chanceler.


Dança do séc. XVII

Teve à noite a A.S. diversão de baile por um bailarino e alguns alunos do Colégio, que fizeram um baile figurado ao uso do país, estando todos vestidos de gala. Entretanto voltou o Chanceler, mas não sei como, não tendo sido feita logo a embaixada, ao sair já ele tinha partido. Estava aí também o Juiz de Fora, o qual em nome do Senado apresentou a S.A. um nobilíssimo e abundante presente de frutas cristalizadas e de doces. Despediu-se depois S.A. daqueles senhores, foi cumprimentada por Tomás Hill, comerciante inglês, que esteve durante muito tempo em Livorno, e retirou-se para repousar.

Sem comentários:

Enviar um comentário