domingo, 31 de dezembro de 2017

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - XX

9.20 - Alberto Pimentel (1849/1925) - grande escritor do Porto - I, O Porto burguês com poucos nobres, Bispo D, Jerónimo Rebelo, O "Brasileiro de torna viagem" e o seu luxo,  O "novo" Porto animado pelo muito dinheiro.


Gravura de J. G. Martini – Ribeira em 1835 - Note-se a riqueza e o movimento desta gravura


Alberto Pimentel nasceu no Porto a 14 de Abril de 1849. 
Autor portuense da segunda metade do século XIX, possui uma extensa e extremamente diversificada produção escrita. Um verdadeiro homem multiversátil: foi romancista, poeta, dramaturgo, biógrafo, tradutor, político, folhetinista e estudioso da história e das tradições portuguesa. 
Contudo, é um autor actualmente envolto em esquecimento. As circunstâncias da época e posteriores a ela não contribuíram à sua canonização como representante da literária em seu tempo. Alguns de seus contemporâneos tiveram este privilégio, em especial Camilo Castelo Branco - grande amigo e ídolo de Alberto Pimentel, que inclusive é um dos seus maiores biógrafos. Quanto a isto, há de se destacar a obra "Romance do romancista: vida de Camillo Castello Branco" (1890)
Morreu em Queluz no dia 19 de Julho de 1925.



Viajar pelas ruas do Porto, através de comentários, narrativas e observações apresentadas por Alberto Pimentel no seu livro O Porto há 30 anos, publicado originalmente em 1893, é perspectivar uma cidade em que o Autor nos apresenta o panorama de felicidade colectiva.
Nenhum portuense deve ser privado da leitura deste livro; pena é que só quase 120 anos depois da sua primeira edição veja novamente a luz do dia. Este Porto, que Alberto Pimentel traçou de forma variada, é a cidade em que ele profundamente se embrenhara na sua juventude. Por isso, esta obra constitui umas verdadeiras memórias.
É toda uma sociedade, entre a dimensão culta e a mundana, que sai descrita pela pena deliciosamente expressiva de Alberto Pimentel, com relatos de personagens, costumes e atitudes, reveladores de um Porto que tinha muito que contar.
Escreveu muito sobre a sua cidade da qual guardou memórias desde a infância. Foi dos mais importantes escritores do Porto.


Do livro O Porto há 30 ano, escrito em 1892, destacamos os textos abaixo:


Palácio da Bandeirinha


Armas dos Portecarrero – blogue Ruas da minha Terra



Foto Portojo



D. Jerónimo José da Costa Rebelo



Landau – séc. XIX – Blogue Do Porto e Não Só


Coupé Séc. XIX - blogue Do Porto e não Só


Dog-cart



Palácio de Cristal - na Avenida das Tílias

“Foi por essa época, pouco mais ou


Maravilhoso pôr do Sol em Leça da Palmeira hoje mesmo - foto Manuel Paquete

Sem comentários:

Enviar um comentário