segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - XVII

9.17 - Testemunho extraordinário de Olivier Merson I - 1857, Porto visto séc. XIX e hoje, Ligação do Porto e Gaia, O Porto negociante, Grandeza e queda da nobreza no Porto, Porto antigo junto do rio, 


Século XIX – O Paço ainda não está terminado.


Foto de ameriCartucho – 2017 – Maravilhoso pôr do Sol!

De visita ao Porto, em 1857, o francês Olivier Merson escreveu uma descrição do Porto e dos portuenses, de tal forma notável, que decidimos incluí-la na quase totalidade: (In O Tripeiro, Volume 3, 1/10/1912).
“O Porto assenta sobre dois montes de pedra, junto dos quais passa o Douro. Do lado oposto, na margem esquerda do rio, eleva-se Vila Nova de Gaia (Portus Cale) que se tornou simples anexo da antiga Castrum Novum. A Catedral e o bispado dominam a cidade;…


James Holland – 1838 – Serra do Pilar ainda com vestígios do Cerco.
…o Convento da Serra do Pilar, transformado em cidadela, por D. Pedro, em 1832, protege ou ameaça a povoação…


…O Porto está ligado com Vila Nova de Gaia por uma ponte suspensa; navios de todas as nações enchem o porto; desde a base até ao cume das colinas desenham-se ruas a prumo, escadas cortadas na rocha; o Douro desaparece num fundo obscuro; nas duas margens, rochedos inacessíveis, à maneira de bastidores, fazem sobressair o motivo principal do quadro, e tudo isto, visto em distância, é de um efeito majestoso. Como decoração de teatro, como mise-en-scéne, é imponente, imenso, grandioso…



…O Porto é antes de tudo uma cidade de negócio. O comércio tem o seu assento junto do rio, próximo dos navios, no cais, onde há os escritórios, nas ruas adjacentes, e sobretudo na Rua Nova dos Ingleses, onde, numa espécie de bolsa aberta ao ar livre, cada um invade o passeio ou a rua, indo, quando chove, até à porta ou entradas das casas…As transacções fazem-se com grande actividade, mas com uma prudência sabiamente precavida. O negociante portuense é rico; algumas vezes riquíssimo. Todavia, fácil em inquietar-se, costuma reflectir muito antes de entrar n’uma especulação; pouco aventuroso, e desejoso de saber que sorte terá o seu dinheiro, não será ele que deixará correr à revelia essas trampolinas das finanças, a que a indústria e o comércio servem quase sempre de pretexto…


…A nobreza representou outrora no Porto um papel importante. Ela tinha o monopólio dos empregos administrativos e militares e, sem vergonha disso, comerciava ao mesmo tempo. A sua influência tem decaído muito...


Sede da Companhia das Vinhos na Rua das Flores - desenho de J. Victória Villa Nova - 1833

…Como era aferrada ao sistema de D. Miguel, e o regime liberal permaneceu, retirou-se completamente da cena política e comercial. Durante os anos que se seguiram à queda da causa miguelista, as famílias da nobreza viveram fora do Porto, hoje povoam outra vez a cidade, e suas moradas, agrupadas nas vizinhanças da Catedral, formam um quarteirão à parte, que corresponde ao arrabalde de S. Germano…


Da Rua de Cedofeita vê-se a Torre dos Clérigos

…Os homens do mundo financeiro, têm o seu arrabalde Santo Honorato na Rua de Cedofeita…


Foto de Frederick Flower – 1854


Ourivesaria Aliança - Rua das Flores - 1933


…Com menos adornos, menos ouro nas vidraças e tabuletas, do que em Paris, os estabelecimentos elegantes e confortáveis da cidade, quer de bijuterias quer de modas, fazem da Rua das Flores um ponto de reunião agradável para os ociosos. As casas da Rua das Flores datam do século XVI. Os cambistas moram na Feira de S. Bento;…


Rua de Pelames - 1936


Torre da Rua de Baixo – Barredo – séc. XIII


Rua da Reboleira


Rua Arménia ou dos Arménios


Escadas do Barredo e não do Codeçal


…e quanto aos marítimos, cujo número é necessariamente considerável, habitam as vizinhanças do Douro, por exemplo, a cidade baixa, a cidade velha, em ruas escuras, estreitas, a custo praticáveis, que cercam a Catedral do lado do rio. Finalmente, do lado esquerdo, fica Vila Nova de Gaia…


Vila Nova de Gaia - 1860 - ao cimo destaca-se o aqueduto que servia o Convento da Serra do Pilar.

Fotografias do Porto antigo

Sem comentários:

Enviar um comentário