sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

TESTEMUNHOS E MEMÓRIAS SOBRE O PORTO - XVIII

9.18 - Testemunho extraordinário de Olivier Merson II - 1857, Ruas do Porto, Cordoaria, Roda dos Expostos, Passeio  das Virtudes, Torre dos Clérigos,  Sé, Paço Episcopal, Muralha Fernandina.


Estereoscópio da Rua dos Clérigos - 1910 – foto de uma procissão de Aurélio Paz dos Reis


Calçada da Natividade, depois Calçada e Rua dos Clérigos



1905 - A Rua do Bonjardim ainda vinha até aqui.

…Entre as mais belas ruas do Porto, é necessário citar a Rua Nova de S. João, a de Santo António, a Calçada dos Clérigos e…


Saída do Santo Sudário da Igreja de S. Francisco - Gravura de James Holland – 1838


Rua Nova dos Ingleses - Foto do Barão de Forrester

…a Rua Nova dos Ingleses (actual Rua do Infante D. Henrique), fechada numa das extremidades por um rochedo abrupto, que sustenta como um diadema a Catedral e o Paço Episcopal…


Ruas dos Clérigos e de Santo António (31 de Janeiro)


Em 1910 a Praça dos Voluntários da Raínha era lindíssima!


Quando foi demolida a lindíssima Casa da Fábrica foi prometido guardar todas as pedras e reconstruí-la neste local, porém…nunca mais. 


Casa da Fábrica - Foto Beleza



Passeio das Virtudes

…A Calçada dos Clérigos e a Rua de Santo António partem da Praça D. Pedro, para subirem, em face uma da outra, duas colinas opostas. A Calçada dos Clérigos conduz à Praça da Cordoaria, onde é a Roda dos Expostos, e também ao Passeio das Virtudes, ao Hospital do Carmo, à Praça de Carlos Alberto, á Relação, a Cedofeita, a Santo Ovídio e ao grande quartel do Campo da Regeneração..


Esplêndida vista aérea da Torre dos Clérigos, Largo do Olival, Rua 31 de Janeiro, Igreja de Santo Ildefonso, Estação de S. Bento etc.


Torre dos Clérigos vista da zona da Rua de Santa Catarina – 1845 – “Serviu muito anos de ponto de esculca da chegada, à barra, dos navios correios que não entravam no Douro; e inspectação logo seguida da transmissão da notícia aos interessados no correio estrangeiro, para que apressassem o seu recebimento e aprontassem as respectivas respostas, dado ser de muito curta duração a estadia, na barra, dos navios carteiros. Mal descortinados ao longe, pela sentinela, logo se fazia o aviso à cidade pelo içamento de duas bandeiras laterais no alto da torre; isto no tempo enxuto, porque em tempo pluvioso as bandeiras eram substituídas por dois balões de lata, pintados com as mesmas cores das bandeiras”. In O Tripeiro. Estas bandeiras são visíveis nesta foto.

…Sobre o ponto culminante da calçada, junto do mercado, vê-se a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, cuja torre, chamada Torre dos Clérigos, se balança nos ares servindo de baliza aos navios que de largo demandam o Porto…


Maravilhosa foto de Armando Tavares


Postal ilustrado de 1900


Milagre! Finalmente algo se está a fazer na Avenida da Ponte! Foto de Cláudia Silva - 2013

…O quarteirão da Catedral absorve a outra colina. Acha-se deste lado o Teatro de S. João, a Casa Pia, o Passeio das Fontaínhas, as ruínas do Seminário (hoje Colégio dos Órfãos) o Paço do Bispo, a Catedral e…


Foto de Eduardo Teixeira de Sousa


…um resto da antiga muralha da cidade. Guarnecida de 26 torres quadradas, e da altura de 10 metros, ela se estendia outrora pela circunferência de 30.000 pés...

Sem comentários:

Enviar um comentário